ENTRE EM CONTATO (61) 3343-6336

Dr.Ney Roberto Zanlorenzi

19 Outubro 2017

Formado em Direito pelas Faculdades Franciscanas de Bragança Paulista, em São Paulo, em 1982, Ney Roberto Zanlorenzi ingressou no Ministério Público do Paraná em 22 de abril de 1986, assumindo a comarca de Toledo. Na sequência, atuou nas comarcas de Cândido de Abreu, Jandaia do Sul, Ubiratã, Pitanga, Campo Mourão e Foz do Iguaçu, antes de chegar a Curitiba.

Na capital paranaense, atuou no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, na Corregedoria-Geral do Ministério Público, na 7ª Vara Criminal, na 3ª e 21ª Varas Cíveis, no Centro de Combate a Crimes Praticados por Prefeitos e também como promotor de Justiça substituto em segundo grau. Em 2010, foi promovido ao cargo de procurador de Justiça, com atribuições no Primeiro Grupo Cível, onde atuou até ser eleito Ouvidor-Geral do MPPR, em 08 de maio de 2017. Ney Zanlorenzi é casado com Jucimari Barbosa Zanlorenzi e tem dois filhos: Caio e Mateus.

Em entrevista pingue-pongue, além de falar sobre seus planos de gestão e desafios, o novo ouvidor-geral fala sobre suas motivações para assumir o cargo e das características que considera fundamentais ao órgão. Confira a entrevista.

O que o motivou a se tornar ouvidor-geral do Ministério Público do Paraná?

A Ouvidoria, por ser um canal permanente e direto de comunicação entre o cidadão e o Ministério Público, constitui uma das principais portas de entrada da instituição para a população. Meu intento, no exercício do cargo de ouvidor-geral, é o de auxiliar, de um lado a sociedade, com o encaminhamento de suas variadas manifestações (críticas, sugestões, denúncias, etc) e, de outro, a nossa instituição, apontando à administração superior as carências detectadas, visando ao contínuo aperfeiçoamento dos serviços ministeriais. O objetivo, portanto, consiste em contribuir para o fortalecimento do exercício da cidadania, bem como para o aperfeiçoamento das atividades da instituição, tornando-a cada vez mais próxima da população.

Quais características deve ter uma Ouvidoria-Geral ideal, na sua opinião?

Autonomia, independência, gestão participativa e atuação voltada à defesa dos direitos dos cidadãos, pautada sempre pelos princípios da ética e da transparência. As manifestações recebidas pela Ouvidoria devem ser analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes para a adoção das medidas pertinentes ou necessárias ao aperfeiçoamento das atividades ministeriais, sendo acompanhadas pela Ouvidoria, que as informará ao interessado. A Ouvidoria, como espaço de manifestação dos cidadãos, deve dar adequado e efetivo atendimento à população, contribuindo, ao mesmo tempo, para manter e aprimorar um padrão de excelência dos serviços prestados à sociedade.

Quais são os maiores desafios da Ouvidoria-Geral do MPPR?

Criar uma base de dados estatísticos e, a partir desses dados, detectar os pontos de maior vulnerabilidade, propondo à administração superior do Ministério Público medidas tendentes a eliminá-los ou reduzi-los, bem como utilizar os índices satisfatórios e os fatores de excelência como modelos aos demais órgãos ministeriais. A sistematização das informações, trazidas pela participação direta da população, por meio de reclamações, denúncias, críticas, comentários, pedidos de informação, elogios e sugestões, servirá como importante indicativo para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público, nas diversas áreas de atuação institucional.

O que a sociedade pode esperar de sua gestão?

Dedicação, empenho e independência na defesa dos direitos da sociedade, de forma a propiciar aos cidadãos segurança, transparência e satisfação com os serviços ministeriais. Como órgão democrático e participativo, que atua no importante processo de interlocução entre o cidadão e o Ministério Público, a Ouvidoria atuará no sentido de que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania possam contribuir para o contínuo e permanente aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas por membros, servidores, órgãos e serviços auxiliares do Ministério Público, aprimorando incessantemente os padrões de qualidade, agilidade e eficiência dos serviços prestados à população.
 






FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida?

ENVIE UM CONTATO
MURAL

Deixe sua mensagem para o conselho

PARTICIPAR