ENTRE EM CONTATO (69) 3216-3770

Membro Colaboradora da Ouvidoria Nacional do MP fala, no MP/PE, sobre relação com o cidadão

04 Julho 2019
Membro Colaboradora da Ouvidoria Nacional do MP fala, no MP/PE, sobre relação com o cidadão

A membro colaboradora da Ouvidoria Nacional do Ministério Público Rose Meire Cyrillo visitou, nessa segunda-feira, 1º de julho, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP/PE). O objetivo do encontro foi trocar informações com a Ouvidoria do MP/PE sobre práticas de gestão e estratégias de atuação a fim de aprimorar o trabalho de relação com o cidadão.

“As Ouvidorias, em todo o País e principalmente nos órgãos públicos, têm assumido um papel cada vez mais preponderante no relacionamento com o cidadão e com o público interno. Esse canal de relacionamento, que nasceu para receber denúncias e reclamações, tem sido o protagonista no atendimento ao cidadão, o que só fortalece a administração pública em todos os níveis”, disse Rose. Ela foi recebida pela ouvidora do MP/PE, Selma Barreto, conheceu as instalações da unidade organizacional e, ao ministrar palestra a promotores de Justiça recém-empossados, contou a experiência como ouvidora e falou dos principais pilares e funções que norteiam a atividade.

Além da troca de informações entre as instituições, a visita às ouvidorias do MP brasileiro procura conhecer a realidade local para que seja possível uma atuação em rede. “Queremos estar perto de todas as ouvidorias de forma que seja possível aprimorar o diálogo interinstitucional, proporcionando espaços em que a Ouvidoria Nacional possa atuar em conjunto como facilitadora. Sempre com o foco na melhoria do atendimento do cidadão e no fortalecimento da imagem do Ministério Público perante a sociedade”, relatou ela.

Entre as recomendações trazidas por Rose Meire após conhecer a Ouvidoria do MP/PE está a disponibilização de uma sala individual, para que seja possível realizar escuta de casos mais delicados e que envolvam assédio, por exemplo. “O trabalho da ouvidoria não está somente no manejo das manifestações, mas também no desenvolvimento de projetos que envolvam a resolução de conflitos, a mediação organizacional, a integridade organizacional e, principalmente, o fortalecimento da escuta interna”, relatou.

Para Rose, durante o encontro que realizou com os novos promotores do MP/PE, "o grande desafio das ouvidorias é estruturar sua atividade dentro dos órgãos públicos a fim de que seja possível criar um sistema de governança das informações, para que as mesmas se transformem em dados e indicadores consistentes para a alta administração, em um processo permanente de construção de conhecimento".

Nesta terça-feira, 2 de julho, Rose reuniu-se com a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Institucionais, Laís Teixeira; e com representantes da coordenadoria ministerial de Tecnologia da Informação, para conhecer o Audívia, aplicação que está em desenvolvimento para dinamizar a relação do MP/PE com o cidadão por meio de inteligência artificial.

A ouvidora do MP/PE, Selma Barreto, tem acompanhado a visita da representante do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a fim de promover a articulação entre as instituições e o fortalecimento do trabalho em rede. “Estamos mantendo um estreito relacionamento para que possamos começar a caminhar de acordo com as determinações que o CNMP prega para o trabalho das ouvidorias ministeriais. A visita está nos trazendo informações e práticas que irão aperfeiçoar o nosso trabalho com o público interno e o externo; essa troca só enriquece nossa atuação e aperfeiçoa o nosso trabalho”, disse Selma.

* Com informações e foto da Assessoria Ministerial de Comunicação Social do MP/PE

 

Fonte: CNMP

 




FALE CONOSCO

Tem alguma dúvida?

ENVIE UM CONTATO
MURAL

Deixe sua mensagem para o conselho

PARTICIPAR