30/10/2025 – O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da sua Ouvidoria, participou nesta quinta-feira (30) do Seminário de Ouvidorias Públicas e Direitos Humanos. O evento aconteceu no Auditório Angélica Moura, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, e foi realizado pela Ouvidoria Geral do Estado, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CONTROL), em parceria com a Ouvidoria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH).
O Seminário teve como objetivo promover o fortalecimento do diálogo institucional e fomentar a troca de experiências entre as ouvidorias e profissionais com atuação na defesa dos direitos humanos, no controle social e na mediação de conflitos. A atividade contou com a participação da Ouvidora do MPRN, a promotora de Justiça Mariana Barbalho, que abordou o tema “Violência Doméstica e Escuta Ativa”.
Em sua fala, a Ouvidora do MPRN apresentou como é realizado o atendimento pela Ouvidoria da Mulher. Ela apresentou ainda aos presentes o Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar). Além disso, foram apresentados os conceitos de medidas protetivas e de descumprimento delas.
Voltado para ouvidores(as), servidores(as) públicos(as), gestores(as), pesquisadores(as), conselheiros(as) e demais representantes da sociedade civil interessados na temática, o encontro possibilitou um momento de reflexão sobre a atuação das ouvidorias públicas a partir da utilização da escuta qualificada, empatia e acolhimento.
