02/09/2025 – A Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com as Ouvidorias Geral do Estado (OGE) e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), promoveu na manhã do último sábado (30/8), a ação “Ouvir e Agir: A Ouvidoria de mãos dadas com a comunidade”, com o objetivo de intensificar a aproximação entre esses órgãos, suas respectivas instituições e a população.
Além de orientações sobre como acessar os canais, foram oferecidos diversos serviços gratuitos à comunidade, os quais foram prestados pelo Governo do Estado, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Defensoria Pública Estadual, como a emissão de RG e biometria eleitoral.
O evento ocorreu das 8h às 14h, nas dependências da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Caio Pereira, localizada no Alto José Bonifácio, no Recife.
Nesta primeira edição do “Ouvir e Agir”, compareceram inúmeros cidadãos, tanto moradores do Alto José Bonifácio, quanto de comunidades vizinhas, tendo a equipe da Ouvidoria do Ministério Público atendido cerca de 150 pessoas, dialogando, esclarecendo acerca das diversas atuações do MPPE e divulgando os canais disponíveis para cadastrar manifestações. Além disso, foram registradas formalmente 10 denúncias.
“A iniciativa, além de divulgar os canais de Ouvidoria e promover a escuta ativa, também teve o caráter educativo, ao informar sobre as atribuições do Ministério Público, sobre os serviços prestados no evento e ao orientar a população sobre como acessar os canais de atendimento”, explicou a Ouvidora do MPPE, Maria Lizandra Lira de Carvalho. “O foco da ação foi a inclusão e a participação social”, completou. “Essa iniciativa é importante para o fortalecimento dos vínculos entre as instituições públicas e a comunidade, no que diz respeito à garantia de direitos, à inclusão social e à participação cidadã”, ressaltou a Ouvidora-Geral do Estado, Érika Lacet.
SERVIÇOS – Durante a ação, foram disponibilizados a emissão de documentos, regularização do título eleitoral, orientações jurídicas, serviços de mediação de conflitos, atendimentos comerciais da Compesa, palestras sobre nutrição, saúde bucal, doação de sangue, enfermagem e atividades lúdicas para crianças, além da publicização dos canais de atendimento das Ouvidorias presentes para o registro de manifestações.









